Como tornar as nossas comunidades mais humanas? O Humano Festival é este tempo e espaço para olharmos e agirmos à nossa volta. Para questionar e celebrar o nosso lado mais humano – para construir formas de partilhar afetos e alegrias, tratar tristezas e desenvolver os nossos talentos em prol do bem comum.
O ‘Humano Festival’ procura um maior envolvimento dos jovens cidadãos e cidadãs da sua comunidade – através de atividades e ferramentas participativas, que envolvem as artes, as histórias de vida e os audiovisuais em cada localidade.
Nesse processo, as riquezas e talentos identificados pela comunidade local, são trabalhados para um programa que, durante uma semana de cada primavera, envolve toda a comunidade e apresenta os “resultados”: produções ao longo do ano, obras artísticas, intervenções dos estudantes e educadores, riquezas da terra.
Neste primeiro ano trabalhamos com a EB 2, 3 do Bairro Padre Cruz, em Lisboa e a EB 2, 3 / Secundária José Relvas, em Alpiarça. No segundo ano o Humano Festival alarga a mais territórios do país, através da formação de educadores e técnicos.
O projeto foi pensado e é gerido pelas equipas da cooperativa 4Change (ONGD) e da Associação Histórias para Pensar – as parcerias locais são os as escolas do Bairro Bairro Pe Cruz (Lisboa) e de José Relvas (Alpiarça); a Junta de Freguesia de Carnide e a Câmara Municipal de Alpiarça, bem como a mentoria do Plano Nacional das Artes.